Como tornar as postagens do seu blog mais atraentes


Criar um blog é fácil, pois atualmente você tem à sua disposição uma série plataformas intuitiva e que permite a criação rápida e prática desse tipo de canal de comunicação.

No entanto, não basta apenas criar, editar e administrar um blog, é preciso também fazer com que ele seja conhecido e acessado pelo seu público-alvo.

Os motivos para a baixa quantidade ou até mesmo nenhuma visita para o seu blog podem estar na possibilidade de você não estar atento para as técnicas de SEO, bem como não exercer um bom trabalho de divulgação.

Por isso, de nada adianta contar com um excelente serviço de hospedagem de sites, plugins funcionais e templates que são um verdadeiro colírio para os olhos, se você não souber como atrair e fidelizar leitores.

A importância das técnicas de SEO

Search Engine Optimization em português significa Otimização para Sites de Busca. Esse é um termo que para quem é leigo pode não dizer muita coisa, mas para quem tem um blog ele é muito importante.

Sabe quando alguém digita uma palavra no Google para saber mais a respeito de um assunto e surgem muitas alternativas de blogs e sites? Pois então, é por meio das técnicas de SEO que o seu blog poderá ser mostrado entre as primeiras opções.

Esse posicionamento adequado do seu blog nas páginas de resultados vai ocorrer por causa do uso correto das palavras-chaves, da otimização das imagens nas postagens e outros procedimentos básicos das técnicas de SEO.

Caso, por exemplo, você administre um blog que traga dicas de culinária, sendo assim, o uso adequado de termos básicos desse assunto em suas postagens (e também nos títulos das postagens) vai facilitar que o seu blog seja bem posicionado.

Hoje em dia, plataformas como Wordpress, possuem plugins que facilitam a vida dos blogueiros, pois facilitam a adoção das palavras-chaves mais relevantes e compatíveis com o conteúdo apresentado pelo blog.

Porém, é importante lembrar que as técnicas de SEO vão além do uso correto de palavras-chaves. A utilização de links – tanto internos quanto externos – também é importante para tornar o seu blog mais visível para o público.

No caso da utilização de links internos, que são os links dentro do seu próprio blog, eles conduzem o usuário para conhecer mais postagens, aumentando o número de visualizações e o tempo de permanência.

Já os links externos são aqueles que existem em outros blogs e conduzem para o seu. Esses links fora da sua página indicam para o Google que o seu blog é relevante.

Um blog que dá gosto de acessar

As técnicas de SEO auxiliam, mas apenas elas não são suficientes para atrair mais visitantes. Se você administra um blog é preciso estar atento para um detalhe que é fundamental para ter postagens mais atraentes: conteúdo de qualidade.

Por isso, se a sua intenção é ganhar dinheiro com um blog, escolha abordar um assunto que seja do seu interesse, que você aprecie e tenha um bom conhecimento a respeito dele.

Ao escrever sobre um tema que você tenha gosto e conhecimento, mais fácil e estimulante será para pesquisar e trazer informações novas. Além disso, conheça também alguns recursos práticos para tornar as suas postagens mais atraentes.

Recursos multimídia

Não são apenas com palavras que se constrói uma postagem atraente. Use (mas não abuse) de imagens. Fotos e ilustrações podem complementar a mensagem que o texto quer transmitir.

Além disso, lembre-se de evitar imagens com resolução muito alta, pois elas podem tornar o carregamento do seu blog mais lento. Por isso é bom pesquisar alguns softwares que visam otimizar as imagens.

Os vídeos também são elementos que você não pode descartar das suas postagens. Assim como as imagens, eles também servem para trazer mais as informações, porém, com recursos audiovisuais, o que torna a postagem mais interessante.

Visual e linguagem

Na hora de criar o seu blog, já pense no tipo de fonte a ser utilizada nas postagens. Alguns tipos de fontes são mais atraentes e facilitam a leitura. Leve em conta também outros detalhes técnicos, tais como a cor do fundo.

A respeito da linguagem, dependendo do assunto e da proposta do blog, é possível optar por um tom mais humorístico. Já em determinados casos e assuntos, vale priorizar um tom sóbrio, sem gírias e mais formal.

Frequência de postagens

Um blog tem condições de criar uma base forte de leitores quando apresenta postagens com frequência. Blogs que raramente são atualizados geralmente apresentam baixa expectativa de vida.

Por isso, vale a pena criar um cronograma de postagens, pois isso facilita você a se programar e também ter tempo de pesquisar temas para as postagens com mais calma.

Além disso, é válido também possibilitar que o leitor se cadastre para receber uma Newsletter ou notificações sobre novidades.

Conclusão

Não adianta colocar um blog na internet e aguardar que leitores surjam de repente. A quantidade satisfatória de acessos só vai aparecer depois de um bom planejamento e um trabalho constante.

Por isso, se você tem – ou pretende ter um blog – guarde bem essas dicas na hora de efetuar postagens que atraiam uma boa base de leitores.

Autor: Jhonata Nascimento