Yammer: A rede social corporativa para ajudar o seu negócio





Uma coisa é certa nos dias atuais: é difícil encontrar alguém que não faça parte de alguma rede social. O Facebook e o Instagram estão aí, repletos de usuários e fazendo parte do universo pessoal e profissional de várias pessoas.

Tais redes atualmente são tão influente que as empresas que querem assegurar uma boa presença online as utilizam em suas estratégias de Marketing Digital.

Mas e se uma empresa possuir uma rede social só para ela, para o uso interno entre os funcionários, com o intuito de facilitar o trabalho, auxiliando no compartilhamento de arquivos e agendamento de tarefas?

A alternativa para isso é utilizar o Yammer. Essa ferramenta surgiu em 2008 na Califórnia, mas só em 2012 passou a fazer parte da Microsoft.

O Yammer é uma das redes sociais corporativas mais conhecidas entre os empreendedores, se tornando uma ferramenta bem-vinda tanto para os pequenos quanto para os grandes negócios.

Um exemplo da sua aplicação pode ser nas tarefas que envolvem o gerenciamento de uma loja virtual, pois o Yammer pode trazer bons resultados, auxiliando a interação entre todos os membros responsáveis pelo projeto.

As principais características do Yammer:





Já imaginou ter que criar um site “do zero”, registrar um domínio, criar funcionalidades, ferramentas e tudo o que uma rede social ma tarefa muito simples como um blog ou um site institucional.

Não é à toa que o Yammer é considerado uma rede social corporativa. Ele possui muitos recursos comuns nas redes sociais que todo mundo conhece, tais como possibilidade de publicar postagens, criar hashtags, compartilhar vídeos, textos e arquivos diversos.

Inclusive, a ferramenta também possibilita a criação de grupos e comunidades para a reunião de pessoas empenhadas em resolver tópicos ou um serviço específico. Com isso, é possível reunir sugestões e o serviço de toda a rede empresarial com o intuito de atingir os melhores resultados.

Levando em consideração que uma empresa, não importa o seu porte, só obtém êxito quando os integrantes dela estão cientes de todo o processo de trabalho, a presença do Yammer aparece para trazer mais transparência e interatividade nos serviços.

Outra característica dessa rede social corporativa é a sua capacidade de integração com o Office 365. Graças a isso, é possível criar e a editar conteúdos diretamente no aplicativo para serem usados na plataforma posteriormente.

Além disso, há também a possibilidade de colaborar com os outros integrantes em um arquivo do Microsoft Office, podendo acrescentá-lo em uma publicação do Yammer para que os outros colegas tenham acesso a ele.

Falando em integração, essa rede também pode ser integrada a outras ferramentas da Microsoft, tais como o OneDrive e o SharePoint.

Além de todas essas características e capacidade de integração, essa rede social corporativa também conta com aplicativos móveis disponíveis para iOS, Android e Windows Phone. Diante dessa funcionalidade é possível, dessa maneira, estar a par das publicações da empresa ainda que não se esteja no ambiente de trabalho ou próximo a um computador.



Como utilizar o Yammer

A rede social da Microsoft obedece aos critérios mais básicos para favorecer uma boa experiência do usuário. Ou seja, ele é intuitivo e apresenta funcionalidades com boa acessibilidade.

Para usar o Yammer, você deve criar uma conta com o seu e-mail empresarial. Em seguida, basta você entrar com o nome de usuário e a sua senha quando desejar se conectar.

A partir do momento que você entrar no aplicativo já dá para visualizar a caixa de entrada, na qual o usuário tem a possibilidade de mostrar, dar prioridade e administrar as suas conversas e tarefas.

Na caixa de entrada se encontram armazenadas todas as mensagens que você acompanha, incluindo aí as mensagens privadas, as que estão abertas ao público e todas em que o seu nome de usuário foi mencionado.

A caixa de entrada traz também anúncios e a possibilidade de visualizar outras conversas públicas ao escolher a alternativa “acompanhar”.

As conversas também podem ser visualizadas por meio dos grupos. Assim que os usuários se conectarem no Yammer, eles passam a fazer parte do grupo “Toda a Empresa”.

No entanto, outros grupos podem ser criados. E esses grupos podem ser tanto públicos ou privados. Os usuários poderão optar por participar dos grupos públicos, mas nesse caso, deverão ser convidados a ingressar em um privado.

Vale salientar que uma das vantagens é que qualquer usuário tem condições de criar um novo grupo e também estabelecer um novo tópico de discussão.



No Yammer, além dos grupos, é possível acompanhar pessoas de forma direta. Desse modo, as mensagens das pessoas que o usuário acompanha podem ser visualizadas no feed de notícias.

Para encontrar e seguir pessoas é necessário ir até a caixa de pesquisa ou entrar na barra de rolagem do feed do grupo Toda a Empresa.

Além disso, para deixar tudo mesmo com cara de rede social, é possível curtir postagens, assim como ocorre em outras mídias bem conhecidas.

Conclusão

O Yammer é uma rede social corporativa que tem várias funcionalidades e tem tudo para agilizar o trabalho em equipe de uma empresa.

Portanto, para melhorar a interação em sua empresa, inclusive no ambiente Home Office, experimente essa ferramenta e melhore a sua produtividade.



Relacionados