8.3.21

Como a VPN protege seu dispositivo Android





VPN é a sigla em inglês para "Virtual Private Network" (Rede Virtual Privada, em tradução livre). Como o nome indica, trata-se de um mecanismo capaz de delimitar a comunicação entre celulares, computadores e outros aparelhos que têm acesso restrito à rede em questão, bastando utilizar as credenciais necessárias. É uma forma de interligar diferentes dispositivos pela Internet, proporcionando uma segurança maior aos dados, que são criptografados, e dificultando a sua interceptação por terceiros.

VPN para Android ajuda a proteger dados em trânsito na Internet, mas não protege os que estão no seu dispositivo. Da mesma forma, o seu provedor de serviços de telefonia móvel continua sabendo qual é a sua localização, mantendo o monitoramento das torres com as quais o seu dispositivo se comunica.



Usar uma VPN para garantir a segurança dos seus dados pessoais funciona assim:

- Ao se conectar à internet com seu serviço de VPN ativado, você será conectado a um dos servidores do provedor de VPN.

- Ao mesmo tempo, eles fornecerão um endereço IP a você (um conjunto exclusivo de números que identifica seu dispositivo) desse servidor específico. Em vez de usar seu próprio endereço IP, você usa um que pertence ao provedor de VPN.

- Sua conexão de internet também é criptografada (o processo de converter dados em código para evitar acesso não autorizado) entre seu dispositivo e o servidor no qual você está conectado.

- Ocultar seu endereço IP permite acessar a internet com privacidade e ajuda a evitar que sua navegação seja rastreada ou monitorada. Você então pode navegar na rede com privacidade e segurança.





Ainda está um pouco confuso? Gostamos de usar o bom e velho exemplo do helicóptero para isso. O que queremos dizer é o seguinte:

Imagine uma situação em que você estaria dirigindo tranquilamente em uma rodovia, enquanto que um helicóptero sobrevoa seu carro; entretanto, esse não é um helicóptero normal: a bordo está um grupo de cibercriminosos, sua provedora de serviço de internet acompanhando seu histórico de navegação e um agente do governo vigiando tudo que você faz. Eles podem ver o que você está fazendo e estão muito felizes com isso.

Mas, após alguns quilômetros, vem um túnel. Você entra no túnel e, de repente, esse helicóptero não pode ver mais nada do que você está fazendo. Desde que esteja no túnel, você está escondido.





Pense nesse túnel como uma VPN. Ao ser ativada, a VPN cria um túnel de segurança entre seu dispositivo e a internet. Tudo o que acontece nesse túnel é criptografado, o que significa que só você tem acesso a isso. Sim, isso significa que governos, empresas provedoras de internet, cibercriminosos, seu chefe (até mesmo sua mãe) não podem rastrear o que você faz online. Uma das vantagens de se usar VPN no celular é garantir a segurança dos seus dados, por exemplo, durante a conexão a redes Wi-Fi públicas, que podem expor o celular a hackers e malwares. Além disso, suas pesquisas, downloads e uploads são feitos com maior privacidade.

Dependendo da região do planeta em que você se encontra, alguns conteúdos podem ser bloqueados por questões de restrição geográfica. Usuários podem recorrer à rede privada para atividades como assistir à Netflix de outro país, embora a empresa faça o bloqueio do uso de VPN para Netflix.