24.2.22

Como manter o endereço IP de sua empresa privado e seguro



Mesmo que você não saiba o que é um endereço IP, provavelmente já ouviu o termo. Isso ocorre porque os endereços IP são um aspecto importante da arquitetura da Internet.

E VPN, já ouviu falar? VPN significa “Rede privada virtual”, ou seja, “Rede virtual privada”. Conforme o nome indica, é uma rede privada do usuário que dá mais segurança na navegação, já que possui uma criptografia melhor, protegendo seus dados.

Sem um endereço IP, outros computadores não seriam capazes de se comunicar com o seu e vice-versa. Mas essa pequena sequência de números também pode ser usada para rastreá-lo, então, por esse motivo, você pode desejar tornar seu endereço IP anônimo.

Neste artigo, discutimos o que é um endereço IP e quais são algumas maneiras de ocultar seu IP. Ao longo do conteúdo exploraremos o tópico de endereços IP em detalhes, explicando o que são e por que você pode querer manter sua rede empresarial privada.

O que é um endereço IP?
Um endereço IP, que significa endereço de protocolo da Internet, é uma combinação numérica exclusiva que identifica roteadores, computadores ou outros dispositivos para permitir que eles se comuniquem pela Internet.

Da mesma forma que o seu endereço de e-mail permite que outras pessoas lhe enviem um e-mail, um computador remoto precisa do seu endereço IP para se comunicar com o seu computador. Os endereços IP normalmente se parecem com isto: 185.159.159.140

Um endereço IP é uma sequência de quatro blocos de números, cada um desses blocos tem um valor entre 0 e 255, o que significa que cada bloco tem 256 valores possíveis. Este sistema IP numérico permite cerca de quatro bilhões de endereços IP exclusivos.

É relativamente fácil encontrar o endereço IP de alguém. Seu provedor de serviços de Internet (ISP) também sabe seu endereço IP. Como seu endereço IP pode ser usado para identificá-lo, os reguladores e defensores da privacidade o consideram uma forma de dado pessoal.

De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE, as organizações são obrigadas a não fazer uso indevido dos endereços IP de cidadãos e residentes da União Europeia.

No entanto, isso não significa que seu endereço IP esteja protegido de hackers, empresas antiéticas e agências governamentais repressivas.

Como o seu endereço IP pode ser usado indevidamente
Como qualquer informação pessoal, existem maneiras de outras pessoas tentarem explorá-la.

Alguns tipos de uso indevido podem ser relativamente inofensivos, como o uso não autorizado de seu endereço IP para rastreá-lo na Internet e direcioná-lo para publicidade. Outros abusos podem ser extremamente destrutivos para seus negócios.

Estas são algumas das principais ameaças para sua rede empresarial:
● Redes de publicidade: Empresas como o Google e o Facebook monitoram constantemente sua navegação online para veicular anúncios personalizados. Muitas pessoas consideram esses anúncios intrusivos e não querem que as empresas mantenham um registro de suas atividades.
● Download ilegal: Os cibercriminosos podem baixar músicas e vídeos pirateados - até mesmo pornografia infantil - usando seu endereço IP para proteger sua verdadeira identidade das forças da lei. Em muitos países, baixar conteúdo pirateado é crime.
● Ataques direcionados: Os hackers que desejam assediar e intimidar você podem usar seu endereço IP de várias maneiras. Uma forma popular é um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), no qual o criminoso bombardeia seu dispositivo com dados e interrompe seu acesso à Internet. Seu endereço IP pode até revelar sua localização física com uma precisão surpreendente.
● Vigilância: Quando seu provedor de serviços de Internet pode ver seu endereço IP, ele pode associar sua atividade online a sua emrepa. Essas informações podem ser usadas para censurar ou restringir o conteúdo e, por meio de uma intimação, o governo também pode obter acesso ao seu histórico de navegação.

Como manter seu endereço IP privado usando uma VPN
Felizmente, é muito simples proteger, ocultar e evitar que seu endereço IP seja exposto à rede.

Uma VPN estabelece um túnel criptografado entre seu dispositivo e o servidor VPN, quando você navega na Internet usando uma VPN, todo o tráfego passa por esse túnel criptografado antes de chegar à Internet pública.

Desta forma, o seu verdadeiro endereço IP e localização ficam ocultos, e o endereço IP vinculado à sua atividade de navegação é o do servidor VPN. Proteger e ocultar e IP.

Alguns serviços também possuem um recurso de segurança avançado que o protege contra ataques sofisticados baseados em rede que podem comprometer servidores VPN e expor seu endereço IP.

Essa é uma das maneiras mais fáceis de proteger seus dispositivos de ataques de malware que podem expor seus dados, incluindo seu endereço IP.

Considerações finais
Como a Internet está ficando mais vulnerável, usar um serviço VPN confiável é a melhor maneira de proteger seus dados online.

E além de manter a sua privacidade online segura, usar uma VPN tem alguns outros benefícios, como P2P, desbloquear conteúdo bloqueado geograficamente, e permite o acesso a sites que estão bloqueados pelo seu provedor.

Há poucos motivos para não manter seu endereço IP oculto: os riscos de expor seu endereço IP superam em muito a facilidade de protegê-lo.

Assim como você pode não querer publicar seu número de telefone ou endereço residencial online, também pode ser prudente manter seu endereço IP privado.